Você saberia dizer o que significa se extravagante? Essa palavra, ao ser ouvida por pessoas ainda presas a religiosidade, pode soar maldosamente. Como se ser extravagante fosse algo errado, algo abominável aos olhos de Deus. Infelizmente alguns ainda pensam que a forma mais correta de viver para Cristo é viver à base de rituais, de textos prontos, da forma mais NORMAL possível. Muitos não conseguem viver o novo de Deus por esse motivo.
O dicionário Pribeam define essa palavra como: Quem anda disperso ou solto; que ou quem é, anda ou está fora do que é considerado geral ou habitual. Como você entende e encara esse significado? Eu acredito que a definição é clara. Ser extravagante é fugir do normal. É ir além dos padrões. É ser excessivo. A pergunta mais importante a ser feita agora é: No que você tem sido extravagante? Qual a causa maior que tem feito você exceder os limites normais?
Darlene Zschech, em seu livro “Adoração Extravagante” define ser extravagante como ser extremo à causa de Cristo a ponto de dar o sangue. Isso me confrontou bastante. Muitas vezes conseguimos dar o sangue e gastar todas as nossas energias com a obra externa (aquela que envolve o reconhecimento das pessoas), entretanto não conseguimos fazer o mesmo quando a questão é a de gastar todas as nossas energias exercendo os frutos do espírito. (Você lembra quais são os frutos do Espírito, né? Dê uma lidinha em Gálatas 5 à partir do 22.;)
Então quero repetir a pergunta de uma forma diferente:
No que você tem sido extravagante? Nos frutos da Carne ou nos frutos do Espírito?
O que tem motivado você a fugir do limites do normal? O que tem feito você quebrar paradigmas? A sua extravagância tem sido apenas do lado de fora? A sua mudança maior tem sido nas roupas que você usa e que fogem a todos os padrões tidos como normais pela sociedade? No estilo de música que você canta? No estilo de música que você pensa poder dançar? Nas palavras torpes que você pensa que pode falar? No corte que você faz no cabelo e na tintura nova que dá a ele? É nisso que você tem excedido os limites?
Deixo claro aqui que não tenho nada contra a todas esses fatos que coloquei ai em cima (a não ser a parte de palavras torpes!;). Seu estilo depende de quem você é e principalmente de quem você é em Deus. Não cabe a mim, julgar suas atitudes. Então não julgue maldosamente as perguntas que fiz.
O fato é que se você tiver excedendo apenas nisso, sua vida não tem tido o valor real que ela pode ter nas mãos de Deus. Você como adorador dever exceder na hora de ser servo. Deve exceder amando aquele que te odeia, exceder ouvindo mais e falando menos, exceder ao dar a outra face, exceder ao exercer o domínio próprio, exceder na humildade, exceder na obediência, exceder no amor. É nisso que temos que fugir aos padrões considerados normais, aos padrões considerados justos e corretos. A bíblia diz que “contra os frutos do espírito não há lei”. Você entende isso?
Não tente, então, medir o limite da sua paciência, do seu domínio próprio, da sua amabilidade, do seu amor, da sua alegria, da sua bondade, da sua fidelidade, da sua mansidão. A bíblia diz que não há lei, ou seja, não limites para essas coisas. Quando você acha que não consegue mais, sempre há mais um pouco dentro de você. É claro que essa afirmação é verdadeira, se isso for o que você estiver buscando no seu cotidiano. Engraçado é pensar que no dia-a-dia essa são as atitudes MENOS excessivas que temos. Quando o assunto é Frutos do Espírito, sempre achamos que só conseguimos fazer o mínimo.
Mas se você estiver sendo excessivo nas suas orações e na sua busca por Deus não há limites mesmo. Mas se não estiver, infelizmente o que se tornará extravagante na sua vida serão os frutos da carne. E esses não fazem de você uma pessoa segundo o coração de Deus.
Mas se você estiver sendo excessivo nas suas orações e na sua busca por Deus não há limites mesmo. Mas se não estiver, infelizmente o que se tornará extravagante na sua vida serão os frutos da carne. E esses não fazem de você uma pessoa segundo o coração de Deus.
Nós derramamos aquilo do qual estamos cheios. Lembre-se disso e comece a pensar no tipo de adorador que você tem sido. E as atitudes que você tem tomado como embaixador de Cristo aqui nessa terra.
Leia Lucas 6 do 27 ao 36 e comece a descobrir as atitudes extravagantes que adoradores extravagantes devem ter.
Dayane Souza
"Adoração extravagante gera atitudes extravagantes"
ResponderExcluir